sábado, 13 de maio de 2017

A SABORES DO SUL NOS LEVA A VINÍCOLA SALTON

No domingo passado, dia 07 de maio, a Revista Sabores do Sul, de Novo Hamburgo, programou um tour para a Vinícola Salton em Bento Gonçalves, com direito a degustação de vinhos e um típico almoço da colonia italiana do Rio Grande do Sul.  
A Revista Sabores do Sul foi lançada em 24 de outubro de 2004, e  tem como objetivo "mostrar os melhores restaurantes gaúchos, os pratos clássicos que nunca saem de moda, as inovações à mesa, os grandes chefs em atuação no Rio Grande do Sul, bem como as demais novidades deste importante setor em constante crescimento". 

Ao chegarmos ao ônibus que nos levaria para Bento Gonçalves já tivemos a grata surpresa de sermos presenteados com o Livro de Receitas Sabores do Sul-Volume 2, onde há mais de 80 receitas de sucesso dos melhores chefs, restaurantes e confeitarias do Rio Grande do Sul. Fomos presenteados também com a edição 64 da revista, onde está a relação dos 138 vencedores do maior prêmio da Gastronomia Gaúcha. 

A Vinícola Salton foi constituída em 1910, quando os irmãos Salton, filhos de Antonio Domenico Salton, deram cunho empresarial aos negócios do pai, que em 1878 partiu da região do Vêneto, Itália, a procura de melhores oportunidades no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, onde fica a cidade de Bento Gonçalves, um dos maiores polos vinícolas do país. 
Naquela época, como muitos imigrantes italianos ele vinificava, dando assim origem a esta vinícola, que hoje é a mais moderna do país, com a característica de que continua sendo uma empresa familiar e 100% brasileira. A vinícola está presente nas mais importantes regiões produtoras do estado, a Serra Gaúcha, a Serra do Sudeste, os Campos de Cima da Serra e a Campanha Gaúcha e produz em torno de 16 milhões de litros de vinho ao ano. A empresa possui o ISO 9001 desde 2013 e no momento está tomando ações para a conquista do USO 14001. 

A visita a vinícola teve início pela galeria do Centenário, onde a história da empresa é contada por meio de pinturas de autoria do pintor Cristiano T. Fabris, feitas entre 2009 e 2013. Nesta galeria (foto do meio) estão retratados 24 painéis, pintados em técnica monocromática, onde os modelos são os enólogos, diretores, funcionários e colaboradores da vinicola. Apenas os produtos da Salton são pintados em cores, dando-lhes, assim, destaque. Em outra ala da empresa, há uma reprodução da Santa Ceia (foto da direita), onde no lugar dos apóstolos estão todos os diretores da vinícola. 
Posteriormente, visitamos as instalações onde são feitos os vinhos, com maquinário moderno, tanques  de fermentação em  aço inoxidável, as auto-claves, a linha industrial, a cave das bordalesas, onde estão 1500 barricas de carvalho francês onde os vinhos descansam, e a galeria das pipas de madeira que eram utilizadas na empresa nos seus primórdios. 
Na sequência fomos recebidos na Sala de Degustação ao lado da loja, onde degustamos alguns dos produtos produzidos pela vinícola. 


Começamos pelo Salton Paradoxo Chardonay, da Linha Contemporâneo, com terroir na Campanha Gaúcha. Esta linha  é dedicada a elaboração de um vinho com frescor no conceito e mais descomplicado, mais moderno, focado no consumidor jovem adulto. 

É um vinho leve, de cor amarela com reflexos esverdeados, com aromas predominantemente de frutas cítricas, notas de baunilha e chocolate, corpo consistente e final de boca frutado. Como a maioria dos vinhos brancos é de consumo rápido, a temperatura de serviço é 7º a 10º C e seu teor alcoólico é de 13,5 % vol. 

Harmoniza muito bem com queijos maturados de pasta mole (Brie, Camembert), massas com molho branco ou molhos leves, carnes brancas grelhadas, peixes assados, principalmente os com molhos leves. 

O segundo vinho degustado foi o Salton Intenso Marselan e Teroldego, safra 2014, desta mesma Linha Contemporâneo, cujo terroir é a Serra e a Campanha Gaúcha. 

Apresenta uma coloração bordô vibrante, aromas de frutas negras e vermelhas, como framboesa, mirtilo e cereja, e notas de especiarias, hortelã e violetas. Seu sabor é robusto, de agradável acidez e final de boca refinado. É um vinho de meia guarda, com graduação alcoólica de 13,0% vol. e a temperatura de serviço é de 16º-18º C. Harmoniza muito bem com tábua de queijos, embutidos, massas com molhos à base de tomate e carnes assadas com ervas aromáticas.

O terceiro vinho degustado foi o Salton Talento, safra 2011, da Linha Adega, que é composta pelos vinhos Talento, Virtude e Desejo, que são as marcas que transmitem perfeccionismo, sofisticação e noção de terroir, são dedicados para quem já é conhecedor, trazendo novas experiências ao paladar. 

Este vinho é um corte das uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%), cuja fermentação e maceração pode durar até 20 dias,  e posteriormente amadurecido, em cave, em barricas de carvalho francês novo, por 12 meses, permanecendo depois mais 12 meses na garrafa para adquirir complexidade e harmonia, com a formação do bouquet. 

Seu terroir é a Serra e a Campanha Gaúcha, é um vinho de guarda, encorpado, com graduação alcoólica de 13,5% vol. Apresenta boa estrutura, coloração roxo intenso, sabor intenso e taninos macios, aromas de frutas vermelhas, chocolate, cogumelo. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas, de caça, queijo forete e massas codimentadas. É um dos vinhos emblemáticos da Salton e foi escolhido para ser oferecido aos Papas bento XVI e Franciso I, quando vieram em visita ao Brasil. 

Por último degustamos o espumante Salton Evidence Brut, uma assemblage de uvas Chardonnay e Pinot Noir, também da Linha Adega com terroir na Serra Gaúcha. 

Espumante elaborado pelo método champenoise, cujo 20%  do mosto foi fermentado e mantido com sua leveduras em barricas de carvalho francês por um período de 6  meses.  Apresenta cor amarelo palha com refelxos dourados, aromas de frutas cítricas, maçãs, flores do campo e baunilha. Vinho de comsumo rápido, de sabor elegante, cremoso, com bom corpo e harmônico. 

Seu teor alcoólico é de 12% vol. e a temperatura de serviço é 6º a 7ºC, ideal para ser servido como aperitivo e harmoniza muito bem com frutos do mar, mariscos e aves trufadas. 

E para fechar com chave de ouro a nossa visita a Salton, foi oferecido um almoço na Cave de Pedra da vinícola, cujo cardápio era tipicamente italiano 
Como entrada foi servido uma tábua de frios com salame, copa, queijo e pão, harmonizado com o Espumante Salton Brut, da Linha Fantasia, que é dedicada a produção de espumantes sofisticados e modernos. 

O Salton Brut, elaborado pelo método charmaté uma assemblage de uvas Chardonnay, Prosseco e Trebiano, com terroir na Serra Gaúcha. Vinho de consumo rápido, brilhante, com tonalidade palha e reflexos esverdeados. Apresenta boa formação de espuma e boa persistência, aromas de flores e frutas cítricas, maçã verde, corpo leve, de sabor fresco, agradável e cremoso. 

A temperatura de serviço é de 6º a 8ºC  e teor alcoólico de 11,5% vol., pode ser servido como aperitivo e harmoniza muito bem com queijos suaves, frutos do mar e pastas suaves.

Em seguida foi oferecida uma deliciosa sopa de capeletti, salada de radicci (almeirão) com bacon, mix de folhas com salame e parmesão, que acompanharam muito bem um macarrão com molho vermelho, galeto “al primo canto”, costelinha suína (deliciosíssima), polenta mole (dos deuses) e para finalizar um spaghetti à carbonara. 

Para harmonizar com esta comida tipicamente italiana, calórica e com gordura foram oferecidos os vinhos da Linha Contemporâneo, Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon e Salton Paradoxo Merlot. 


O Salton Paradoxo Cabernet Sauvigon, com terroir na Campanha Gaúcha, é um vinho de meio guarda que passou por barricas de carvalho norte-americano para amadurecer por seis meses e, posteriormente engarrafado onde permaneceu por mais seis meses, repousando nas caves da vinícola. Seu teor alcoólico é de 13,5%vol. e a temperatura de serviço é de 15º a 18ºC. 

Com coloração rubi com nuances de violáceos, é um vinho de corpo médio, com aromas com notas de pimentas, frutas negras frescas, tabaco e carvalho, com agradável equilíbrio entre o vinho e a madeira. Têm adstringência equilibrada, estrutura média e harmonizou muito bem com o menu do almoço, uma vez que acompanha carnes vermelhas, pimentões recheados, massas condimentadas com molhos vermelhos e com carnes, como o macarrão com molho vermelho que foi servido. 


O Salton Paradoxo Merlot, também com terroir na Campanha Gaúcha, passa por barricas de carvalho, 50% francês e 50% norte-americano, onde permanece por seis meses. Após o engarrafamento permanece, por seis meses, envelhecendo nas caves da vinícola. 

Vinho de meia guarda, com corpo médio, de coloração bordô, com aromas com notas de frutas vermelhas maduras e notas balsâmicas, que ressaltam os aromas próprios da passagem por barricas de carvalho. Tem boa acidez, seus taninos são maduros e untuosos e boa persistência. 

Harmonizou adequadamente com o spaghetti a carbonara. Este vinho vai bem com queijos de pasta dura e maturação média, risoto com cogumelos frescos e com carnes vermelhas com molhos. 

Como sobremesa foi servido um sagu com creme que harmonizou adequadamente com o Espumante Salton Moscatel, da Linha Fantasia, com terroir na Serra Gaúcha. 


Este espumante, de corpo leve e consumo rápido, é elaborado com uvas da variedade Moscato, pelo método charmat, fermentado em tanques de aço inoxidável herméticos. 

Com coloração claro esverdeada, brilhantes com grande desprendimentos de finas borbulhas, formação abundante de espuma branca e fina. Com aromas de flores brancas, cítricos, maçã, pêssego, tem sabor levemente ácido, equilibrado com seu sabor doce, cremoso, deixando muito sabor de fruta na boca. 

Este tipo de espumante harmoniza muito bem com sobremesas doces como tortas, saladas de fruta, mousse, pudim, sorvetes, pizzas e queijo gorgonzola. 
Foi realmente uma experiência muito agradável. 


Se beber não dirija!


Um comentário:

  1. Ficamos muito felizes com a sua presença e da Marli. Que bom que gostaram. Abraços.

    ResponderExcluir

VINHOS ESPUMANTES, JÁ É UMA TENDENCIA SEU CONSUMO EM QUALQUER MOMENTO E NÃO APENAS NAS CELEBRAÇÕES

Até bem pouco tempo, tradicionalmente o consumo de vinhos espumantes em todo o mundo estava atrelado a ocasiões festivas, principalmente as ...